Memória do Mundo
Desde que surgiu em 1976 o Pró-Memória tem sido visto e entendido como um arquivo regional, de interesse único daqueles que habitam a parte mais alta da serra fluminense, com algumas poucas exceções, é claro. Pois bem, assim é, e assim temos dito várias vezes ao longo do nosso trabalho, portanto, nada de errado. Nossas prateleiras estão repletas de dados e informações de todo tipo sobre a História de nossa cidade, a História de cada uma de nossas famílias e creio que não é mais necessário especificar detalhes, já tantas vezes feito. Uma parte do arquivo, entretanto, chama a atenção, a parte mais importante e mais valiosa diga-se logo. Uma coleção de livros manuscritos e documentos avulsos, datados no período de 1818 até 1941. Milhares de documentos guardados nos primeiros anos do Pró-Memória, ainda criança, e cuidadosamente inventariados e catalogados por Iracema Mastrangelo Moreira e Thereza Albuquerque e Mello. Na pasta de anotações, que agora é parte do acervo e da História da nossa instituição, ainda é possível observar o cuidado com que tudo foi organizado, contando apenas com a ajuda de uma caneta e uma caligrafia exemplar. Naquele tempo computador pessoal era coisa de filme de ficção.
Mas, afinal, que documentação é essa? De onde veio? Qual a sua importância? Responder corretamente a essas perguntas é recordar momentos vividos na História do Brasil, desde os tempos de reinado, depois do primeiro e segundo império, da república a seguir e da fragilidade das instituições públicas perante a nova forma de governo que se instalava, da revolução de trinta e da Nova República. Enfim, questões importantes da História do nosso país e os seus reflexos sobre a administração dos tantos municípios brasileiros de então, entre eles Nova Friburgo. Uma documentação que se estende por mais de 1 século, totalizando dezenas de milhares de páginas. Dificilmente iremos encontrar outro município brasileiro que terá guardado tanto de sua própria História!
Pois bem, entre os meses de julho e setembro essa coleção de documentos, cujo título é “Fundo da Administração Municipal de Nova Friburgo”, estará sendo avaliada pelo comitê brasileiro MOW-Brazil (Memory of the World – Brazil). Se aprovada, e assim pensamos que deverá ser, esse fundo estará certificado como parte da “MEMÓRIA DO MUNDO”, programa da UNESCO que trata da memória coletiva e documentada de todos os povos da Terra. Não é pouco não! Título mais do que justo para premiar tanto trabalho! Doravante, se Deus assim desejar, o Arquivo Pró-Memória terá os olhos do mundo voltados para ele.
A propósito, grande parte dessa coleção, aproximadamente 90%, está digitalizada e pronta para ser disponibilizada na INTERNET. A digitalização e a difusão através da rede mundial de computadores é um importante critério de avaliação. Nesse caso, 1 x 0 para o Pró-Memória. Vamos aguardar o resultado final.
Nelson A. Bohrer (Guguti)
|